FIES 2018: Novas regras, Inscrições e Modalidades
O FIES 2018 ➜ Buscando informações? Confira detalhes sobre as Novidades ✓✓ Requisitos ✓✓ Modalidades ✓✓ Inscrições FIES 2018 ✓✓
O FIES 2018 vem passando por uma grande reformulação nas suas regras e os estudantes estão ansioso para saber todas as novidades. Veja como vai funcionar o FIES 2018 e se você poderá solicitar esse financiamento para estudar. Saiba mais a seguir!
O FIES ou Fundo de Financiamento Estudantil foi criado pelo MEC (Ministério da Educação) com o objetivo de oferecer crédito estudantil para quem não pode pagar as mensalidades da faculdade ou universidade.
Este crédito estudantil é oferecido em forma de empréstimo e quem o solicitou deve fazer o pagamento através de parcelas pré-determinadas em contrato.
O aluno poderá financiar até 100% da mensalidade e as parcelas que deverão ser pagas a cada 3 meses chegam a R$ 150,00.
As vantagens do crédito oferecido pelo FIES para os estudantes são inúmeras. As taxas de juros desse financiamento são muito baixas e, com certeza, cabem no seu bolso. O aluno tem um prazo de até 17 anos para quitar o empréstimo feito.
Sem dúvidas, para os estudantes que não tem dinheiro, essa é uma ótima opção de financiamento. Aproveite e saiba mais informações a seguir!
➜ Veja também quais são as novas regras do programa Educa Mais Brasil 2018!
Novas regras e modalidades do FIES 2018
Agora o FIES 2018 terá novas regras de financiamento divididas em 3 modalidades diferentes. São elas:
FIES 1
Este tipo de modalidade de financiamento beneficia os candidatos pertencentes a famílias que possuam uma renda per capita familiar de até 3 salários mínimos.
- A taxa de juros para essa modalidade será 0;
- A quantidade de vagas disponibilizadas chegará a 100 mil;
- As parcelas que os estudantes deverão pagar serão de até 10% da renda mensal sem juros.
FIES 2
Nesta modalidade são contemplados os alunos que residam nas regiões Norte, Centro-oeste e Nordeste do país.
A renda per capita familiar deverá ser de até 5 salários mínimos e a taxa de juros é variável, chegando no máximo a 3% ao mês.
Nesta modalidade, a quantidade de vagas disponíveis será de aproximadamente 150 mil vagas.
FIES 3
Nesta modalidade serão contemplados os alunos que pertençam a uma família cuja renda per capita seja de até 5 salários mínimos.
Serão disponibilizadas 60 mil vagas ao todo.
Saiba mais sobre as modalidades do FIES 2018
A modalidade de financiamento FIES 1 é custeada totalmente pelo poder público. As outras modalidades FIES 2 e 3 são custeadas pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e outros bancos regionais.
Outra regra importante que sofrerá mudanças é em relação as instituições de ensino. Elas serão sócias também nos casos ne inadimplência.
Essas modificações nas regras foram necessárias para garantir a continuidade do programa.
Inscrições para o FIES 2018
As inscrições para o FIES 2018 não deverão sofrer grandes mudanças. Elas continuam sendo realizadas pela internet no site oficial.
Para fazer a inscrição, é necessário que o candidato esteja matriculado regularmente na instituição de ensino superior e tenha feito o ENEM obrigatoriamente e obtido uma nota mínima de 450 pontos.
Siga os passos abaixo e faça a sua inscrição:
Passo 1
Acesse o site oficial do FIES;
Passo 2
Clique na opção “Fazer inscrição”;
Passo 3
Clique na opção “Primeiro acesso” e preencha todas as suas informações pessoais como:
- Nome;
- CPF;
- Data de nascimento e os caracteres correspondentes da imagem.
Depois, finalize seguindo as instruções fornecidas!